A IMPORTÂNCIA
DAS SANTAS CASAS DE MISERICORDIA E
DAS ASSOCIAÇÕES DE BENEFICÊNCIA
Como já foi mencionado os portugueses são imigrantes que “sentem muita falta de Portugal”, e para matar essa saudade vão organizar instituições para poder manter alguns laços culturais com seu País de origem, as escolas e instituições mantidas por esse grupo de imigrantes atua como um fator de conservação de identidade, é nesse período Luis Camões aparece como um símbolo da nação portuguesa e seu nome foi lembrado frequentemente para dar nome as associações portuguesas no Brasil. Pelo fato do português se inserir com maior facilidade dos que os outros estrangeiros, ele também sofre uma mudança na sua própria identidade, as mudanças nos seu padrões alimentares ou permanecias, e o matrimonio mostram o quanto o grupo tem a capacidade associativa ou não.
No período colonial os portugueses tinham na América organizações chamadas “Santas Casas de Misericórdia”, que era responsável por receber os portugueses que chegavam para ficar na colônia, já no período que o português passa a imigrar para o Brasil pós 1822, ele começa a iniciar Instituições e Clubes para criar um convívio com outros portugueses, segundo Regina Lucia pesquisadora sobre a imigração para o Brasil das mais ou menos 70 associações de imigrantes em São Paulo, 30 pertenciam aos grupos imigrantes dos portugueses, podemos citar como exemplo, Luziadas Futebol Club, Associação 5 de outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquez de Pombal e Portugal Marinheiro, que eram associações que em 1920 se juntaram para formar a Portuguesa de Desportos, essas antigas associações terão uma grande importância para auxiliar os imigrantes portugueses principalmente quando chegam ao Brasil e também é a maneira de educar seus filhos aos moldes da educação portuguesa tendo uma atenção especial para preservar sua cultura, por exemplo no Rio de Janeiro, temos o 14 de Maio que surgiu em 1837, que surgiu no intuito de ser uma instituição para preservar a cultura portuguesa no Brasil, e também o Real Gabinete Português de Leitura em 1830, alem do Clube de Regatas Vasco da Gama.
Analisar essas associações ajuda a constatar os valores culturais que os imigrantes portugueses vão trazer para o Brasil, a cultura popular do português é posta como guardiã da tradição lusa e será a partir dessas associações que vemos a saudade e o desejo de retorno que o português têm, é no dia 10 de junho que eles se reúnem fazem o cozido a portuguesa, cantam o hino nacional lembram de Luís de Camões e passam o dia dançando e cantando suas musicas típicas de Portugal, assim eles conseguem manter suas manifestações culturais e seus aspectos culturais mesmo longe de Portugal e poder passar essas manifestações culturais para seus descendentes, tanto os nascidos em Portugal, como os nascidos em Portugal. Podemos dividir as associações em dois grupos, as casas recreativas que tem uma finalidade política e as associações de beneficentes que fazer o papel de atividade assistencial, essas associações davam auxilio e aceitavam sócios de ambos o sexos, sem distinção nacional, esse é o exemplo do Recrio Dramático da Juventude Portuguesa, que foi fundado em 1915 e tinha o objetivo de desenvolver a cultura musical lusa, assim também como a dança e o teatro, já outras instituições como a casa de Trás Dos Montes e Alto Douro são criadas em 1923 e aceitam sócios de todas as regiões de Portugal, e tiveram grande importância, promovendo palestras, reuniões sociais, e também possuía biblioteca e desenvolvia programas assistenciais, dentro os quais estavam, serviços de procura de emprego, ajuda e solicitações de recursos, auxilio em questão de doenças, escolaridade aos filhos.
Como no Brasil, as condições acabaram por serem favoráveis a interação na sociedade, a comunidade portuguesa vai ganhar grande destaque, se bem que a hostilidade que era gerada contra os portugueses, faziam com que eles se sentissem hostilizados e criavam uma necessidade de se organizar para se defender das criticas feitas pelos brasileiros. Geralmente a formação dessas associações é “bancada” por pessoas que já se encontravam “estabelecidas” geralmente advogados, mais os padres também aparece como um fundador importante, podemos citar o exemplo da Sociedade Portuguesa de Beneficência e o Centro Português 1º de Dezembro, entre outras associações mostram como colaborou para o enriquecimento cultural dos portugueses, desenvolvendo a gastronomia, as danças, os cantos e outros, alem de preservar esses aspectos e fazer a manutenção de seus valores culturais. As festas religiosas são geralmente realizadas e organizadas pelas associações, as mais comemoradas eram a do Natal, a dos Reis e a Páscoa. No natal eles celebram a missa para festejar o nascimento de Cristo, na páscoa um ótimo almoço era realizado, e as reuniões entre famílias para tomar sopa e ouvir as historias dos Reis. Entre outras comemorações podemos citar que a Casa do Minho realizava competições desportivas, excursões e comemorações dos dias das mães e dos Pais, das crianças, entre outras que reforçavam os laços étnicos e familiares desse grupo. Outro fator fundamental é a educação que essas associações auxiliar os seus conterrâneos, pois segundo o censo em 1906 no Rio de Janeiro, a porcentagem de analfabeto brasileiros era de 48% e entre os imigrantes portugueses era de 44%, essas informações acabam por desmentir aquele mito de que o português era intelectualmente “fraco” em relação aos brasileiros, mesmo o numero de analfabetos sendo alto, José Hermano Saraiva justifica o fato de analfabetismo entre os portugueses afirmando que a geração de 1870 era elitista, e que o ensino primário cresceu lentamente, ele aponta que em 1834 haviam aproximadamente 1.000 escolas em Portugal, trinta anos depois em 1864 esse numero aumentou para 2.000 e em 1910 chegou a 4.500, continuando com um numero muito pequeno, e as condições dessas “escolas” eram precárias muitas com instalações provisórias, faltavam livros e os materiais escolares eram inadequados, e para piorar, a situação dos professores era desastrosa e muitos viviam a beira da miséria.