Criar uma Loja Virtual Grátis




Total de visitas: 643

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

 

INTRODUÇÃO

“[...] Resulta desses documentos a imagem de gente rústica, sem instrução, que na sua miséria seria presa fácil dos engajadores em Portugal e dos patrões no Brasil. Como veremos, o simplismo dessa imagem não traduz a complexidade da situação [...]”     

                                                                    (FAUSTO, 1999, p. 182)

 

  Nesse trabalho nós limitamos a falar da imigração ocorrente entre os anos de 1880 á 1930, pois segundo Eulália Maria é o período de maior fluxo de portugueses que vinham para o Brasil. Antes de cair direto no cotidiano, iremos retomar brevemente e de maneira bem simples alguns pontos que já são conhecidos sobre o tema da imigração para se introduzir servir como um contexto a pesquisa.

  Primeiramente por que esses imigrantes portugueses escolhem vir para o Brasil? O que chama a atenção desse grupo de imigrantes? E qual é o perfil desse imigrante? Vamos buscar analisar esse imigrante acompanhando sua trajetória, nas duas pontas da cadeia migratória.

  Bom, o português vai ver no Brasil pontos facilitadores. O que seria esses pontos facilitadores? No caso esses pontos seriam a língua e a religião, eles não teriam problemas com essas questões no Brasil. A respeito do casamento, apesar dos conflitos inter-étnicos entre brasileiros e portugueses, o casamento entre ambos era frequente, ocorreu vários casamentos entre as famílias tradicionais brasileiras e as famílias burguesas de imigrantes portugueses.

 Um dos fatores que acaba chamando a atenção desses imigrantes, vão ser os salários mais altos, principalmente no Rio de Janeiro, os salários para esses imigrantes vão ser mais altos no Rio do que em São Paulo e também maior dos que os pagos na maioria das cidades de Portugal se tivermos como base á comparação com os salários pagos nessas três localidades.

  Durante o período de 1880 e 1930 podemos verificar alguns fluxos de grupos de imigrantes portugueses que vão ser distintos entre si, por exemplo, o perfil desse primeiro grupo de imigrantes, vai ser caracterizado pelo imigrante masculino, alfabetizado, adulto, já com contatos com amigos e familiares e que vinham para o Brasil sozinhos com o objetivo de se estabelecer. A maioria desses camponeses tem sua origem das regiões camponesas de Portugal, mais buscaram evitar o trabalho rural, e deram preferência aos centros comerciais, aos portos e a Capital. Vai existir sim alguma uma minoria que irá trabalhar no campo, como mão de obra em fazendas de café, em São Paulo, mas á preferência vai ser massivamente nas áreas urbanas.

  Através dessa pesquisa buscamos além de dar um enfoque histórico no cotidiano dos imigrantes portugueses, procurar analisar sua importância econômica, social, e política no Brasil, particularmente desse movimento de massa de fins do século XIX à terceira década do século XX, acompanhando a trajetória desses imigrantes nas duas pontas da cadeia migratória, assim também como as formas encontradas por esses “forasteiros” para conservar sua identidade ou as influências que essa identidade chegou a sofrer em solo brasileiro, seja pela manutenção ou mudança de seus padrões alimentares, ou sobre a capacidade associativa desse grupo de imigrantes em relação ao matrimônio, como também verificar sua integração e a construção de novas identidades.

 

                                                                                  Michele Caroline  

                                                                                                                          19/08/2013